Proteção

Alívio em dose tripla

Trigêmeos tomam juntos a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Jô Folha -

Apesar de uma expressão de medo aqui, um grito de "ai, ai" dali, os pequenos de cinco a 11 anos têm dado um show e sido um grande exemplo na vacinação contra a Covid-19 em Pelotas. E assim como os pais e responsáveis, eles também mostram que sabem muito bem da importância da imunização.

Na família Couto, a semana terminou com um sentimento de alívio para os pais dos trigêmeos Antônia, Manuela e Joaquim, de apenas seis anos de idade. O trio recebeu a primeira dose do imunizante na última sexta-feira. As crianças foram levadas até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus. Mesmo nervosos, sabiam do motivo de estarem ali. "É para não ficar doente", explica Manuela. Esse momento era tão aguardado que a mãe, Fernanda, conta que chegou a inscrever os filhos na lista da xepa da vacina, tudo em busca da proteção, principalmente com a proximidade da volta às aulas. "Já vão iniciar o ano com a primeira dose, pelo menos. Isso já nos dá uma certa tranquilidade", comenta.

Após a vacinação, os trigêmeos afirmaram que "não foi tão ruim como esperavam". "Doeu, mas eu achei que ia doer bem mais", relata Joaquim, já ansioso pelo picolé que lhe havia sido prometido. Já Antônia, ao ser questionada, resumiu-se a dizer que não sentiu qualquer dor. Para Mateus, pai dos trigêmeos, o sentimento agora é de alívio. "Mais tranquilo, né? A vacina é o que vai nos tirar desse buraco", aponta.

Ansiedade pela vacina

Nem o tempo chuvoso impediu Luiza da Cunha, 9, de ir até a UBS tomar a tão esperada primeira dose do imunizante. A ansiedade era tanta que ela era a primeira da fila. Quando questionada sobre a importância da vacina, a estudante é direta. "Protege mais a gente. Por exemplo, se eu pegar [Covid-19], vai ser mais fraco", explica.

A mãe da pequena, Roberta Nasser, 39, conta que no mesmo dia em que o agendamento foi liberado, já entrou no site para marcar. "A sensação é de alívio, proteção. Ela vai poder voltar para a aula tranquila", comenta. Após receber o imunizante, veio o conforto. "Eu achei que ia doer bastante, mas nem senti. Agora eu me sinto protegida", finaliza.

Sem novas datas

No final da tarde da última sexta-feira a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, no momento, todos os horários para a vacinação infantil contra a Covid-19 estão preenchidos. Para que novas datas sejam ofertadas, o município depende da chegada de novas doses. Assim que receber mais vacinas, o calendário para agendamento estará disponível no site bit.ly/vacina-criança-pelotas.

Três perguntas para a infectologista Danise Senna

- Por que é importante vacinar as crianças?
Porque previne quadros graves e internações pediátricas.

- Que efeito essa vacinação infantil tem no combate ao vírus?
A vacinação infantil, além de proteger as crianças de quadros graves, também é mais uma barreira para a disseminação do vírus entre outras faixas etárias.

- Os pais precisam ter medo?
As vacinas passaram por pesquisas sérias e mundiais. Não há motivo para medo.

Pontos de vacinação de crianças de 5 a 11 anos

- Segunda-feira
UBS Simões Lopes - avenida Visconde da Graça, 107 - Simões Lopes

- Terça-feira
UBS Guabiroba - rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 - Fragata

- Quarta-feira
UBS Santa Terezinha - rua São Miguel, 5 - Três Vendas

- Quinta-feira
UBS Laranjal - rua São Borja, 683 - Laranjal

- Sexta-feira
UBS Bom Jesus - Avenida Itália, 350 - Areal

Documentação necessária

-Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto

* Caso a criança não tenha documento com foto, deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração do responsável disponível em: www.pelotas.com.br/coronavirus

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira Nacional de Vacinação da criança

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela)

*Segundo a SMS, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Micróbios podem ajudar limpeza de plásticos Anterior

Micróbios podem ajudar limpeza de plásticos

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 26 milhões Próximo

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 26 milhões

Deixe seu comentário